Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

As vantagens do financiamento para custear energia solar

O acesso a fontes de energia renováveis está cada vez mais democrático. O resultado dessa popularização é um crescimento significativo na busca por sistemas de uso domiciliar. Nesse sentido, o financiamento de energia solar se tornou um importante aliado.

O Brasil faz parte do privilegiado grupo de países com um grande potencial de captação de energia solar. Através de um sistema fotovoltaico, é possível transformar tal recurso em eletricidade, criando uma reserva de sustentação valiosa para o consumidor domiciliar. Além disso, a radiação absorvida pode ser usada para aquecimento térmico.

Em vista disso, instituições financeiras passaram a oferecer uma linha de crédito exclusiva para quem deseja implementar a energia solar em sua casa. Isso inclui pessoas físicas, um diferencial que atrai cada vez mais interessados.

A pessoa solicita o crédito, se aprovado pela instituição financeira, ela recebe o valor para instalação do sistema de energia solar, assumindo um pagamento parcelado – que pode ser estendido por alguns anos.

Os benefícios de financiar a energia solar:

  • Redução de custos

A energia solar permite uma redução de até 95% na conta de luz. Trata-se de um dos principais diferenciais do sistema, sobretudo para quem deseja minimizar suas despesas domésticas para investir em outras melhorias na casa.

  • Energia verde

A energia solar é considerada um recurso renovável, já que tem impactos ambientais extremamente reduzidos. Se comparada às fontes termo ou hidroelétricas, por exemplo, ela dispensa a necessidade de construção de grandes usinas — o que envolve barragem e desvio de cursos d’água, reflorestamento etc.

  • Valorização do imóvel

Outro ponto que merece ser destacado é a valorização do imóvel. Com um sistema que capta energia solar de maneira autônoma — ou seja, sem a necessidade de uma concessionária de energia que faz a produção e distribui para os usuários —, uma negociação de venda pode ser realizada com base em valores mais altos.

  • Solução imediata

Lidar com a conta de luz pode ser um desafio, sobretudo para quem não se satisfaz com o modelo de cobrança das distribuidoras de energia. Aumentos podem ser baseados em variação no uso mensal e, consequentemente, uma pequena mudança pode significar uma surpresa indesejável no final do mês.

Nesse sentido, a energia solar se apresenta como uma solução imediata para o problema. A instalação pode ser feita de forma bem ágil e, uma vez concluída, garante ao domicílio o uso de eletricidade sem gerar gastos exorbitantes.

  • Prazo para pagar

O financiamento tem como uma de suas características mais interessantes o prazo estendido para pagamento. Assim como fazemos com veículos e imóveis, o valor pode ser estudado para caber no orçamento familiar e não pesar no bolso. Aqui, entretanto, existe um benefício extra que vale a pena ser explorado.