Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Auto equity: tudo o que você precisa saber

O auto equity é uma modalidade de obtenção de crédito com condições melhores que os empréstimos pessoais. Descomplicada, a solução que usa o carro como garantia, vem sendo cada vez mais procurada pelas pessoas. Dados da Creditas, plataforma líder em crédito e soluções de consumo na América Latina, mostram que entre janeiro e julho de 2021 houve um crescimento de 42% nas solicitações de crédito com garantia de veículo, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Também conhecido como refinanciamento de automóveis, o auto equity consiste em oferecer um bem, nesse caso um veículo, como garantia de empréstimo. A modalidade oferece mais confiabilidade às credoras, possibilitando assim a obtenção de crédito a taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento, tornando-se uma opção financeiramente saudável. O auto equity, ao contrário do home equity, é utilizado por aqueles que buscam uma quantia de valor médio que será utilizada com objetivos variados, que incluem desde investir no próprio negócio e realizar pequenas reformas, até estudar ou viajar.

De acordo com a Creditas, o pagamento de dívidas é o principal motivo (30%) pelos quais os clientes solicitaram crédito em 2021, seguido por investimento no próprio negócio (19%) e reformas (15%). Mas, antes de prosseguir com a solicitação, a VP de Auto Equity e Financiamento de Veículos da Creditas, Luana Bichuetti, reforça que é fundamental que o interessado estude bem a sua situação financeira. “No geral, indicamos o Auto Equity para quem busca recursos para utilizar em fins como investir no próprio negócio, reformar um imóvel, quitar um financiamento em andamento, estudar ou viajar, por exemplo. O crédito é concedido em função do valor do veículo, com valores entre R$ 5mil e R$  150mil, podendo ser pago em um período de 18 a 60 meses”, explica Luana.

Segundo a VP, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para entender a melhor opção a ser tomada, dentre eles a finalidade do empréstimo, situação financeira atual, idoneidade da instituição financeira, taxa de juros, valor do empréstimo e o prazo de pagamento das parcelas.