Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Bradesco e Ecoagro emitem primeiro CRA referenciado em dólar

O Bradesco (BBDC4) e o grupo Ecoagro divulgaram o lançamento do primeiro Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) referenciado em dólar no Brasil, segundo o jornal Valor Econômico.

De acordo com a publicação, ao todo, foram captados US$ 16 milhões. Esse dinheiro será usado para beneficiar dois produtores rurais (um do Mato Grosso e outro de Goiás) no custeio das cinco safras de soja seguintes.

A operação teve coordenação exclusiva do Bradesco BBI, que foi responsável por 100% da distribuição dos papéis. Além disso, os primeiros investidores registrados da B3 (B3SA3) para essa operação foram pessoas jurídicas.

A primeira série de CRAs será depositada e comercializada nos sistemas da B3 (B3SA3) apenas para investidores que residem no Brasil. A segunda série, por sua vez, será catalogada e vendida no exterior por meio da bolsa de Viena (na divisão Vienna MTF). Nessa etapa, as negociações serão abertas para investidores não-residentes.

A emissão do CRA referenciado em dólar só foi possível por conta das mudanças proporcionadas pela Lei do Agro (13.986/2020), regularizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a partir da Resolução 4.974/2020. Isso porque as normas desta lei permitem a emissão do CRA em moedas internacionais, bem como a disponibilização desses títulos no exterior.

João Ramos Rocha Neto, diretor-executivo do Bradesco, destaca que o grande diferencial desse negócio é a possibilidade de oferecer ao cliente a combinação das operações, mitigando o risco cambial.

Moacir Teixeira, sócio fundador da Ecoagro, destacou que a oportunidade de fazer um hedge sem a necessidade de vincular a produção da soja no negócio é uma opção de independência para os sojicultores com esse tipo de CRA.