Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Capital de giro: tudo o que você precisa saber

O Capital de Giro é um tipo de empréstimo criado para atender as necessidades de caixa de uma empresa. Isso envolve todos os custos operacionais que mantêm o negócio em funcionamento: contas básicas (como aluguel, energia elétrica, água e internet) e pagamento de impostos, fornecedores, salários de funcionários, entre outros. As reservas financeiras destinadas a imprevistos também fazem parte desse montante.

Na prática, essa categoria de empréstimos costuma ser interessante para o empreendedor que deseja colocar as contas em dia, comprar mercadorias para fortalecer o estoque ou, ainda, aproveitar oportunidades de negócio.

Como manter um capital de giro satisfatório?

1. Identifique e corte gastos
Descubra custos que podem ser diminuídos e faça o que for necessário para cortá-los.

2. Tenha disciplina
Não use seu capital de giro para cobrir despesas, a menos que seja absolutamente inevitável. Se tiver mesmo que fazer isso, reponha a mesma quantia assim que entrar dinheiro em caixa, 3. Se não sabe, aprenda a negociar com fornecedores e clientes.

3. Saiba negociar com fornecedores e clientes
Manter seu negócio saudável e operante deve ser do interesse de todos os envolvidos. Com isso em mente, converse com fornecedores, procure formas de pagamento mais confortáveis, peça aumento de prazo ou desconto no preço à vista e verifique se esse desconto cabe no seu planejamento de capital de giro.
Para os clientes, tente sempre que possível reduzir os prazos de financiamento. É difícil, já que os concorrentes podem oferecer condições de pagamento melhores que a sua. No entanto, não custa tentar.

4. Antecipe pagamentos a receber
Para ter mais dinheiro em caixa, você pode procurar instituições financeiras e receber delas os valores que teria somente no futuro. Mas, tome cuidado! Fique atento às taxas de juros cobrados por esse serviço e veja se realmente vale a pena para o seu negócio.

5. Faça um empréstimo
Se a sua empresa precisa pagar dívidas e não tem dinheiro em caixa, o empréstimo é uma alternativa. Contudo, aqui entra novamente o planejamento. Não procure esse serviço se sua empresa não possui garantias futuras para quitá-lo.
Pesquise os menores juros do mercado e não faça dessa alternativa um hábito. Corrija os procedimentos de compra e venda para conseguir ficar no azul com seu capital de giro, sem precisar recorrer a meios que podem fazer suas dívidas aumentarem mais ainda.