Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Condições de crédito para bancos da América Latina devem ficar estáveis em 2022, revela Moody’s

As condições de crédito para grande parte dos bancos da América Latina ficarão estáveis no próximo ano, acredita a Moody’s. Segundo a agência de classificação de risco, a pressão inflacionária e a fraqueza dos mercados de trabalhos nos países da região trarão riscos, mas que as instituições financeiras têm reservas e fontes de geração de lucro para absorver o impacto.

Ainda segundo a análise, os prospectos devem variar em cada país. “As condições de crédito na América Latina irá se normalizar, suportadas pela recuperação da economia global e à medida que os efeitos da pandemia diminuíam e os consumidores se adaptem.”

Para um dos coautores do relatório, o analista Rodrigo Marimon, afirma que a vacinação contra a covid-19 ajuda nas perspectivas de negócio.

“Embora as tendências demográficas de população jovem e baixa inclusão financeira apresentem oportunidades para as instituições em geral, o aprofundamento da desigualdade de renda na região permanece como uma ameaça à recuperação da economia, e demandas sociais aumentam os riscos políticos”, diz o analista.

Além disso, Marimon revela que a alta liquidez e capitalização adequada dos bancos formam um “colchão” contra esses riscos, assim como, as reservas contra a inadimplência, em grande parte constituídas em 2020. Para os bancos maiores, os riscos não são tão grandes, enquanto as instituições de porte menor devem permanecer vulneráveis.

Entretanto, a baixa bancarização da população latino americana ainda traz oportunidades para que fintechs e as big techs ofertem serviços financeiros nos países da região, afirma a Moody’s. Para eles, as maiores oportunidades estão em parte do segmento de varejo e junto às pequenas e médias empresas.

Desta forma, a Moody’s considera que os novos entrantes podem continuar derrubando barreiras de entrada em segmentos do mercado, e que regulações favoráveis à competição aumentarão a concorrência em países da região, em um desafio aos moldes de negócio das instituições financeiras tradicionais.

Com: Estadão Conteúdo.