Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Crédito consignado x crédito pessoal: saiba qual a diferença

Solicitar crédito ao banco é algo que nem sempre é planejado, mas pode ser a solução frente a uma emergência ou até mesmo para a realização de um sonho. Não à toa, somente entre novembro de 2020 e novembro de 2021, o número de empréstimos no Brasil cresceu 19,7% de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Propague em parceria com a fintechs de pagamentos Stone.

Seja uma emergência, seja uma decisão programada, há uma grande dúvida que ainda permeia essa operação bancária: quais as diferenças entre os principais tipos de crédito?

Existem diversas opções de crédito disponíveis – desde os financiamentos, que são muito conhecidos para a compra de bens mais caros até consórcios e cartão de crédito, que chegaram a movimentar R$ 2,6 trilhões em 2021, os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Além das opções citadas, existem outras duas que são muito populares: o crédito consignado e o crédito pessoal. Tendo em vista que todos podem precisar contratar uma dessas modalidades, entender o que difere uma da outra é importante para tomar a melhor decisão.

Em vista disso, confira as diferenças entre essas linhas de crédito:

Crédito consignado:

A maior particularidade deste tipo de crédito é que ele é abatido diretamente do contracheque ou holerite do contratante. É muito comum entre funcionários públicos ou pensionistas, já que é certo que essas pessoas receberão seus pagamentos, mas também é utilizado por pessoas que trabalham em empresas privadas, basta verificar se o RH da empresa possui convênio do consignado. O consignado também não conta o avalista, que é uma pessoa que se responsabiliza a pagar a dívida caso o contratante do crédito não pague.

Por outro lado, ele fica limitado a 35% da renda mensal do contratante, não podendo exceder esse limite.

Dentre as vantagens dessa modalidade de crédito estão as taxas de juro mais baixas quando comparada com outras linhas de crédito e os prazos para pagamentos mais longos. De acordo com o Serasa, é comum que os bancos ofereçam prazos de até 120 meses para o pagamento.

Em contrapartida, vale ressaltar que, caso o contratante perca o emprego, o restante do pagamento deve ser feito de uma só vez – e que você poderá ter dificuldade para renegociar o empréstimo em caso de necessidade.

Crédito pessoal

O crédito pessoal é um empréstimo concedido por instituições financeiras a pessoas físicas e o seu maior diferencial é a liberdade que proporciona aos contratantes. Isso porque, diferente de outras modalidades de crédito, o cliente que opta pelo crédito pessoal pode utilizar o dinheiro como desejar, sem ter de justificar os gastos. Além disso, também não é necessário deixar nada como garantia.

Outra vantagem dessa modalidade de crédito é a facilidade para a contratação – que pode, inclusive, ser solicitada pela internet.

Fonte: Exame.