Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Home equity: quais as vantagens?

O home equity tem se tornado cada vez mais procurado pelos brasileiros. A modalidade de crédito que é bastante comum no exterior, tem entre as principais vantagens uma menor taxa de juros em comparação com as outras categorias.

De acordo com dados da CrediHome, plataforma de crédito imobiliário, o home equity registrou um crescimento de 238% no 1º semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Banco Central, a demanda pelo crédito com garantia imobiliária teve um crescimento de 61% em 2020, comparado a 2019.

Para Bruno Gama, CEO da CrediHome, o aumento da procura pela modalidade no Brasil é motivado principalmente pelo fato do crédito permitir a organização da vida financeira, aquisição de outros imóveis ou até mesmo o começo de um negócio.

“As condições desse tipo de empréstimo são facilitadas e permitem que as pessoas se capitalizem sem precisar lidar com tantos processos burocráticos. Nesse cenário, é possível realizar sonhos ou reorganizar a vida financeira de uma forma mais ágil e econômica”, avalia.

É importante lembrar que os interessados em fazer o empréstimo via home equity, precisam fazer uma simulação de valor, e caso seja aprovado, basta entregar os documentos exigidos pelo banco para concretizar o contrato.

No caso de imóveis que não estão no nome do solicitante, é necessário que o proprietário compareça como avalista/garantidor. As condições do valor do empréstimo variam de acordo com a avaliação da instituição financeira. Já o crédito pode chegar até 60% do valor do imóvel.

Confira as principais vantagens da modalidade:

A vantagem que mais chama atenção do home equity são os juros. Até mesmo o empréstimo consignado, considerado um dos créditos mais atraentes do mercado, não pratica juros tão baixos como o home equity.

Como o imóvel do cliente é dado como garantia de pagamento, a taxa de juros do crédito é bem menor em comparação às outras modalidades.

Mais capital e mais tempo para pagar

Como o valor do empréstimo pode chegar até 60% do preço do imóvel em garantia, isso traz mais opções para o cliente conseguir se organizar e fazer planejamentos mais ambiciosos.

Um cliente que possui imóvel avaliado em R$ 300 mil pode conseguir um empréstimo de até R$ 180 mil.

Além do potencial de crédito maior, a linha com garantia imobiliária tem um prazo de pagamento de até 20 anos. O prazo maior permite que o cliente organize suas finanças sem comprometer a sua renda no período da quitação.

Opção para negativados

Outra opção dada pelo empréstimo com garantia imobiliária é a possibilidade de acertos de dívidas. Nesse caso, é vantajoso trocar um financiamento com taxas de juros maiores pelo home equity, facilitando a quitação de débitos por parte do contratante.