Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Inteligência artificial: aliada nos investimentos

Fazer investimentos está cada vez mais simples. A inteligência arficial (IA) tem proporcionado uma facilidade que vai além do que os olhos veem, com os robôs se tornando cada vez mais importantes na hora de escolher e alocar recursos.

Os chamados robôs-advisors estão sendo usados por corretoras, gestoras de patrimônio às assets, a fim facilitar os tramites que envolvem os investimentos.

De acordo dos dados coletados pelo Business Insider, estima-se que os serviços de IA tenham US$ 4,6 trilhões sob gestão apenas nos EUA. 

As funções desenvolvidas pelos robôs são várias, eles auxiliam no acesso aos consultores financeiros, orientam investimento e metas, planejamento financeiro e até mesmo aplicações em ativos socialmente responsáveis.

É importante lembrar que essa tecnologia não é a mesma usada para fazer operações diárias, com os conhecidos robôs trades. O investidor precisa estar atento para não ser atraído por propostas fraudulentas que oferecem tecnologia como “solução para ganhar dinheiro fácil”.

Marcos Puccini, Global Chief Growth Officer da BRITech, explica que a solução funciona como um software de gerenciamento sem a participação de um administrador.  “A partir da coleta de informações dos clientes sobre situação financeira, metas e interesses, os robôs conseguem trabalhar oferecendo planejamento, gerenciamento de portfólio, investimento automático de ativos, aconselhamento digital, perfil do investidor, coleta de prejuízos fiscais, planejamento de aposentadoria, entre outros.”

Com: Estadão.