Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

O que esperar do mercado financeiro em 2022?

Com o final do ano se aproximando, é hora de fazer um balanço dos últimos meses e traçar um panorama para 2022. No mercado financeiro, especula-se uma inflação maior e um crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

As informações do mercado financeiro para 2022 são do Boletim Focus, que foi divulgado recentemente pelo Banco Central.

Como de costume, o mercado financeiro aumentou a expectativa para a inflação, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2022, projeção passou de 4,63% para 4,79% – o que significa a 17ª elevação consecutiva.

Para o próximo ano, a meta da inflação é de 3,50% – podendo oscilar de 2% para 5%. Desta forma, a projeção indicada pelo mercado financeiro está próxima do teto do sistema de metas, que é feita pelo Conselho Monetário Nacional, o CMN.

Para conseguir cumprir o percentual estabelecido, o Banco Central aumenta ou diminui a taxa básica de juros – a conhecida Selic.

Taxa de juros

Para 2022, o mercado financeiro deve seguir com a estimativa para a Selic em 11% ao ano.

Na semana passada, a diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do BC, Fernanda Guardado, informou que o passo de 1,50 ponto percentual de aumento para Selic “ainda parece apropriado”.