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Open banking: tudo o que você precisa saber

Desde o início do mês de agosto, com a abertura do Open Banking, os clientes que quiserem usufruir de melhores taxas e serviços de outros bancos podem pedir o compartilhamento de seus dados, mesmo sem ser correntista. 

A expectativa do mercado é que, com a entrada em operação do novo sistema, instituições bancárias diminuam o custo de serviços e produtos e ofereçam taxas melhores para atrair mais clientes. 

 

Open Banking

O mundo da economia e das finanças é muito dinâmico. O país está vivenciando uma modernização com pagamentos via internet, pix e transações via bitcoins. Open banking é mais uma ferramenta. É um sistema financeiro aberto ou banco aberto, em tradução livre, que está sendo implementado pelo Banco Central e busca dar autonomia para o cliente e para o usuário. Com isso, o consumidor poderá escolher produtos diferentes de bancos diferentes. O que muda, em linhas gerais, é que o cliente será dono dos próprios dados bancários, o que vai permitir que haja mais concorrência no setor bancário. 

 

Mudanças

Trocar de banco ou fazer qualquer tipo de operação financeira em um banco diferente do que o consumidor usa era muito complicado. As informações bancárias, todo o histórico do cliente, estão no banco A, que é o dele. Quando existia a intenção do consumidor de mudar, para fazer um financiamento ou pedir um cartão de crédito no banco B, que não é o do cliente, o consumidor não conseguia fazer a transferência dos dados. Se o cliente tem 20 anos de situação bancária bem administrada, sem atrasar conta, com pagamento de cartão de crédito em dia, e pedir para mudar todo o histórico dele para o banco B, ele era penalizado porque esse banco não sabia que o cliente era um bom pagador. Agora, com o open banking, o cliente pode autorizar o banco B, onde ele tem interesse em fazer qualquer tipo de operação, a acessar as informações dele. O gerente do banco B vai ter condições de fazer uma análise baseada no histórico do cliente. 

 

Benefícios

Como tem mais clareza nos dados, o preço que o banco vai cobrar pode diminuir, com taxas menores. Os juros, no caso de um financiamento, serão menores se o cliente tiver histórico de bom pagador. O open banking vai dar mais transparência às informações, e isso vai aumentar a concorrência. As taxas dos bancos devem diminuir e, no final, o cliente será o maior beneficiado. É bom frisar esses benefícios para o consumidor porque existem muitas fake news. O open banking é uma iniciativa muito positiva para o sistema como um todo. Os bancos vão ter que brigar pelos clientes, ou seja, oferecer produtos e preços melhores, e o maior beneficiado será o próprio cliente, que terá acesso a produtos e serviços mais baratos.

 

Sem restrições

Não há restrição do tipo de produto ou serviço. O open banking vai possibilitar que, ao longo de 2021 e também em 2022, mais produtos sejam adicionados a esse sistema transparente. Mas, basicamente, todos os serviços bancários poderão ser contratados em um banco diferente, e o que é melhor, sem que o cliente precise abrir uma conta em cada banco. O consumidor pode ser correntista do banco A, porque não cobra taxa de conta corrente; ter cartão de crédito do banco B, porque oferece o serviço com taxas menores; ter investimento no banco C, porque oferece rendimento melhor; financiamento em um banco de maior porte, que talvez seja a especialidade dessa instituição. Então, em resumo, o cliente vai poder montar o seu próprio banco escolhendo os serviços financeiros de acordo com as melhores ofertas de cada banco. 

 

O vínculo com a instituição bancária não é condição para usar o sistema? 

Não, não é preciso ser cliente de novos bancos ou de qualquer instituição bancária onde se queira contratar o serviço, o que é um dos benefícios do open banking. O ideal é que as pessoas tenham conta em um único banco e possa usufruir de outros serviços em outros bancos, que será a forma mais eficiente de utilizar esse novo sistema, ou seja, consolidar todas as contas em um único banco e pesquisar os serviços mais em conta em outras instituições e contratar onde achar melhor. Consolidar tudo em um único lugar e visualizar produtos diferentes, de bancos diferentes, em uma única plataforma, é um benefício e ainda com vantagens, como produtos e serviços com taxas melhores, custo melhor, financiamentos com preços e prazos melhores. 

 

Compartilhamento de dados

Os dados são do cliente. É ele quem vai autorizar ou não o banco a ter acesso a determinado histórico. A operação vai funcionar da seguinte forma: se a pessoa é cliente do banco A e quer um financiamento no banco B, o próprio cliente vai ao banco B, informa que quer fazer o financiamento com ele e o banco B vai entrar em contato com o banco A para pedir as informações e, assim, o banco A, obrigatoriamente, vai entrar em contato com o cliente para autenticar e autorizar que os dados dele sejam repassados ao banco B. São três etapas. E todo esse processo pode ser feito pelo próprio celular, com toda segurança que já é utilizada, como o uso de biometria, sempre com o consentimento do cliente, ou seja, os dados não vão ficar passando de um lado para outro sem o cliente autorizar. E outra vantagem: o cliente pode cancelar qualquer operação quando ele quiser, ou seja, se ele solicitar hoje e, por alguma razão, desistir de fazer a operação, ele pode cancelar amanhã sem nenhum problema. Terá um mecanismo que fará com que a licença, mesmo autorizada pelo cliente, expire a cada doze meses. Isso quer dizer que o banco não poderá ter acesso aos dados do cliente para sempre. O cliente terá de solicitar a renovação ao banco. Isso dá muita segurança!