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Para que serve o score?

Todo consumidor em busca de crédito já foi submetido a uma análise de crédito. Este procedimento se baseia em um score/pontuação. Basicamente, ele mede a pontuação da pessoa no mercado.

Olhando do ponto de vista corporativo, imagine um funcionário que busca o chefe visando obter um aumento e uma promoção. Antes da efetivação, o gestor faz uma análise no histórico de carreira do funcionário.

Neste momento, são avaliadas as horas trabalhadas, serviços executados com sucesso e a reputação na empresa. Somente então o chefe chega a uma conclusão, que pode ser positiva caso este seja o resultado da avaliação.

Da mesma forma acontece com o score. Quando o consumidor solicita um cartão de crédito junto a uma empresa. Antes do crédito ser concedido, a instituição analisa o histórico de compras, objetivando descobrir se o cidadão é bom pagador ou se possui débitos. Essas informações são obtidas por meio do score.

O score funciona como uma análise de crédito. Visualize ele como um algoritmo que vai de 0 a 1000. Cada transação financeira soma ou diminui pontos.

Por exemplo, o consumidor que paga as contas em dia ou adiantas tem a chance de aumentar o score gradativamente. Já o aquele que atrasa os pagamentos das contas e até mesmo fica inadimplente, vê o score cair cada vez mais.

O score é um indicador do perfil financeiro, que leva em consideração fatores relevantes, como:

  • Pagamentos de contas, boletos e crediários em dia;
  • Nome negativado (que ocorre quando uma pessoa se torna inadimplente e tem seu nome inserido no Serviço de Proteção de Crédito, o SPC);
  • Relacionamento financeiro com as empresas nas quais você adquiriu produtos e serviços.

A divisão do score é feita da seguinte maneira:

  • Entre 0 e 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • Entre 700 e 1000: baixo risco de inadimplência.

Como calcular o score?

O Score é calculado de acordo com o histórico de crédito dos consumidores com o mercado, dados de negativação (se seu CPF já teve restrições, o famoso “nome sujo“) e Cadastro Positivo, caso esteja aberto em seu nome.

O Serasa, responsável por calcular o Score, se baseia no histórico dos consumidores para chegar à pontuação. Esses dados variam ao longo do tempo: as dívidas, por exemplo, prescrevem cinco anos após a data de vencimento; passada essa data, o CPF do consumidor não pode continuar restrito. Por isso, as dívidas com mais de 5 anos não entram no cálculo do Score.

Quem consulta o score?

  • Bancos e instituições financeiras;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Lojas de departamento;
  • Seguradoras de automóveis;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Financiamentos estudantis.

Como consultar o score?

A consulta ao score é gratuita e pode ser feita no site ou aplicativo do Serasa Consumidor. É necessário fazer um cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato.