Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Plataforma calcula nível de endividamento dos brasileiros

Após a atualização feita na plataforma do Score, que indica comportamento com relação a dividas, consumidores devem ter mais facilidade para conseguir crédito junto a instituições financeiras. Com as alterações da atualização 2.0, a pontuação dá menos peso ao histórico de pessoas físicas e jurídicas e dá maior importância para a conduta atual.

Outra mudança, é que agora aquele cidadão que possuir uma pontuação acima de 701 será considerado “muito bom” pagador, sendo que no modelo anterior essa classificação era para aqueles que possuíam mais de 800 pontos.

Quanto à pontuação, não ocorreram mudanças. Continua de 0 a 1000 e segue os moldes de risco, ou seja, aquele que consegue alcançar uma pontuação perto de mil continua sendo considerado bom pagador.

Veja a classificação do Score:

Faixa de Score Score 2.0
Muito bom 701-1000
Bom 501-700
Regular 301-500
Baixo 0-300

 

Critérios do cálculo do Serasa:

  • Dados positivos (cartão de crédito, consórcio, consignado, empréstimos e financiamentos) comportamentos de pagamento, tempo dos contratos e categorias de contratos, no score 1.0 a relevância era de 26% já no 2.0 passou para 72%.
  • Informações de dívidas, histórico de regularização e em aberto, tinha relevância de 57% passando agora para 16%.
  • Consultas para novos contratos de serviço ou crédito na versão 1.0 era de 17% passando na versão 2.0 para relevância de 19%.