Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Saiba como aumentar o seu score de crédito

A pontuação do score de crédito pode aumentar ou diminuir as possibilidades de uma pessoa conseguir um empréstimo. Trata-se de uma pontuação de bancos e empresas especializadas, como Serasa ou Boa Vista, atribuída ao CPF do consumidor em uma escala de 0 a 1.000 e que indica de forma resumida se a pessoa é um bom ou um mau pagador.

O score – ou nota – é usado não apenas para considerar o valor a ser emprestado mas também as taxas de juros aplicadas ao crédito. Confira as faixas abaixo da pontuação:

  • 0 a 300 pontos: valor abaixo, o que significa alta probabilidade de inadimplência da pessoa, que raramente consegue crédito; quando conseguem, os juros costumam ser altos;
  • 301 a 699 pontos: valor médio, com probabilidade média de inadimplência. Aumenta a possibilidade de a pessoa conseguir crédito e taxas de juros intermediárias;
  • 700 a 899 pontos: valor alto, com baixo risco de inadimplência. Os valores de crédito concedido começar a ser mais altos, ao mesmo tempo em que os juros são mais baixos;
  • 900 a 1.000: valor altíssimo, com chances de inadimplência baixo. Portanto, a possibilidade de a pessoa ter o pedido de crédito aprovado é alta.

Para aqueles que estão buscando contratar linhas de crédito, mas não sabem o valor do score ou busca aumentar, separamos algumas dicas de como aumentar o score.

 

Veja algumas dicas para melhorar seu score de crédito:

  1. Consulte seu CPF

Saber a sua pontuação e quais dívidas hoje estão ativas em seu CPF é fundamental para direcionar o que fazer durante o processo de conquista do novo score.

 

  1. Faça o mapeamento de renda e despesas

É importante saber qual a sua situação financeira realista. Para tanto, é preciso anota a renda mensal e todas as despesas, separadas por categoria – gastos fixos como aluguel e luz, por exemplo, e variáveis como sair com os amigos.

Esse controle de receitas e despesas permitirá o passo seguinte: montar um planejamento que permita a diminuição dos gastos variáveis e, se possível, o aumento da renda dentro do mês, por exemplo.

 

  1. Limpe seu nome

Com controle do orçamento, será possível encontrar formas de chegar ao fim do mês com sobra financeira. Isso permitirá aos poucos o pagamento de contas atrasadas e a renegociação com credores – como bancos. Certifique-se de que você fazendo o que está ao seu alcance para quitar as dívidas acumuladas.

 

  1. Pague as contas em dia

Dispor de um histórico de pagamento de contas em dia é fundamental para aumentar o seu score de crédito. Portanto, busque organizar a data de pagamento de todas as contas para evitar atrasos. Caso não consiga se organizar, coloque as contas para evitar atrasos. Caso não consiga se organizar, coloque as contas em débito automático, mas tenha cuidado com o controle do dinheiro na conta para não entrar no cheque especial, que cobra os juros que estão entre os mais elevados do sistema financeiro.

 

  1. Tenha suas informações em dia

Sempre mantenha atualizados os seus dados pessoais nas instituições de avaliação de crédito e bancos: quanto mais precisas as informações básicas sobre você, como renda, endereço e telefone, mais confiável será seu cadastro.

 

Fonte: Exame.