As vendas financiadas de veículos em abril somaram 422 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, ficou no mesmo patamar de abril de 2022 e apresentou recuo de 19,2% em comparação a março deste ano, quando foram realizados 522 mil financiamentos, volume que não era atingido desde agosto de 2021.
Apesar da redução no volume de financiamentos, abril registrou alta na quantidade média de financiamentos por dia útil. Foram 23,4 mil unidades por dia contra 22,7 mil unidades por dia em março. Tal volume diário não era registrado desde novembro de 2021.
“Em março tivemos um crescimento expressivo no número de financiamentos de veículos e, em abril, vimos um recuo representativo no volume geral. No entanto, se considerarmos o resultado por dia útil, houve melhora em relação ao mês anterior. Um dos motivos para isso é que as vendas de veículos foram afetadas pelo grande número de feriados”, explica Gustavo Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
No segmento de autos leves, a queda foi de 19,4% ante o mês de março. Comparado com abril de 2022, a redução foi de 2,8%. Já o financiamento de veículos pesados somou 19 mil unidades e registrou recuo de 18,5% na comparação com março e de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O segmento de motos registrou 103 mil unidades financiadas, aumento de 11,4% em comparação com o ano anterior e redução de 18,6% se comparado com o mês de março.
No acumulado do ano até abril, as vendas financiadas de veículos somaram 1,7 milhão de unidades, crescimento de 5,5% em relação ao ano de 2022, ou 93 mil unidades financiadas a mais no período.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
Fonte: Monitor Mercantil.