O Pix com cartão de crédito é uma modalidade que promete facilitar o pagamento caso a pessoa esteja sem dinheiro na hora. Mesmo que ainda não tenha sido lançado oficialmente, está no radar dos principais bancos do país e já é oferecido por alguns. Nos últimos meses, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem falado dos planos de ampliar a funcionalidade da transação instantânea, e essa pode ser uma das possibilidades.
O que é o Pix com cartão de crédito:
É como se fosse uma compra no cartão de crédito. Em vez de o dinheiro sair automaticamente da sua conta, o débito do valor aparece na fatura mensal e pode ser parcelado em até 12 vezes. Ou seja, você usa o limite do seu cartão de crédito em pagamento via Pix, seja para pessoas físicas ou jurídicas (empresas).
Não é um serviço gratuito como a modalidade padrão do Pix. A opção incluiu o pagamento de juros e taxas cobradas pela instituição financeira, a depender de cada uma. A porcentagem pode variar e é chamada de taxa de serviço.
Destinatário recebe o pagamento na hora e no valor cheio. A mudança principal é do dado de quem paga e precisa ficar atento com o endividamento, já que o desconto é na fatura do cartão de crédito.
Nem todo banco oferece!
Pix com cartão de crédito ainda não é regulamentado. Muitas instituições, principalmente as carteiras digitais, têm ofertado esse tipo de transação que direciona o valor para um cartão de crédito e o risco fica para o emissor, segundo Wellington Silva, gerente de produtos C&M Software.
Banco do Brasil estuda possibilidade, e não há previsão de lançamento. Até o momento, existe a opção BB Parcela Pix que possibilita ao cliente parcelar o valor da transferência por meio de empréstimo pessoal.
Itaú Unibanco disponibiliza em compras realizadas em estabelecimentos parceiros. O parcelamento do Pix com cartão de crédito é apenas online no site de varejistas em até 48%. Ainda não é universal.
Fonte: Uol.