Saber como está o score de crédito uma das principais preocupações de quem busca financiamento imobiliário. Afinal, os bancos avaliam a situação financeira do cliente, incluindo score de crédito, dívidas e outras bases de dados. Mas qual score é bom para financiamento? Qual é o número que você deve buscar para que o sonho da casa própria esteja mais próximo?
De acordo com especialistas ouvidos pela Inteligência Financeira, o score de crédito é um fator importante, mas não é o único item considerado na hora da tomada de decisão. Dentre outros fatores, que detalharemos abaixo, destaque para relação que o cliente tem com a instituição financeira.
Conversamos com Fernando do Sacramento, CFO da Ape11, plataforma de compra e venda; e Léa Saab Faggion, gerente da OMA, que atua na administração de condomínios, venda e locação de imóveis.
Qual score é bom para financiamento imobiliário?
Para quem se pergunta qual score é bom para financiamento, vale a regra geral. O score é considerado em um bom patamar quando está acima de 700 pontos. Isto uma vez que a nota vai de 0 a 1.000 pontos.
A Serasa divulga uma divisão de faixas de score por categorias. Não apenas para o financiamento imobiliário, mas qualquer avaliação necessária.
Esse patamar citado pelos especialistas como relevante para os financiamentos é o que a empresa considera “muito bom”.
Veja abaixo na tabela de score as faixas existentes e a avaliação considerada pelo bureau de crédito:
1 a 300 pontos | Score muito baixo |
301 a 500 pontos | Score baixo |
501 a 700 pontos | Score bom |
701 a 1.000 pontos | Score muito bom |
Reportagem da Inteligência Financeira esclarece algumas das principais dúvidas sobre score de crédito, com verdades e mitos a respeito da nota da sua vida financeira. Por exemplo, a ideia de que antecipar o pagamento da fatura do cartão possa diminuir o score, que não é verdade.
Qual é o peso do score para financiamento imobiliário?
Os especialistas ouvidos pela Inteligência Financeira concordam que o score não é o único fator levado em conta pelas empresas na hora de conceder, ou não, um financiamento.
“A aprovação do crédito está vinculada a outros fatores para a tomada de decisão, incluindo o relacionamento com o banco”, explica Fernando do Sacramento.
Para Léa Saggion, o que pode acontecer é a empresa definir um patamar mínimo. “Cada um tem um score mínimo para considerar ou não. Dentro desse parâmetro, acredito que abaixo do score o financiamento seja negado”, avalia.
Por outro lado, um score alto não é garantia de ter um financiamento. “O score pode estar alto, porém o cliente pode ter apontamentos antigos. A análise é importante para saber que tipo de apontamento existe para aquele CPF ou CNPJ, qual valor e qual circunstância”, completa a gerente da OMA.
De acordo com Fernando do Sacramento, “a primeira dica é entender como está seu momento financeiro, suas dívidas e como está a situação de seu CPF”.
Como consultar meu score de crédito?
As empresas que calculam o score e prestam esse serviço são às seguintes:
- Boa Vista SCPC
- Quod
- Serasa
- SPC Brasil
Como aumentar as chances de conseguir um financiamento?
Fernando do Sacramento sugere investir na aproximação com a instituição financeira com a qual você busca conseguir um financiamento.
“Ter uma conta e concentrar as movimentações no banco que você está buscando o crédito irá facilitar a aprovação, uma vez que o banco terá seu histórico”, explica o CFO da Ape11.
“Se for assalariado, receber seu salário no mesmo banco é outra forma de ajudar na aprovação”, completa. O especialista menciona ainda que é importante projetar se o valor que está sendo solicitado é compatível com a sua renda. Sacramento lembra que, no caso do financiamento imobiliário, é possível compor a renda com outras pessoas.
Fonte: Inteligência Financeira.