Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Afinal, como funciona um consórcio?

Consórcio é uma espécie de compra colaborativa. Nessa modalidade de investimento, diferentes pessoas se unem para adquirir um item. Pode ser um veículo, um móvel, um equipamento agrícola ou até mesmo um serviço, dos cursos de pós-graduação à cirurgia plástica.

Mensalmente, os participantes depositam uma quantia em um fundo comum. O dinheiro será suficiente para um deles ter acesso à carta de crédito. Esse e o documento que possibilita comprar o bem desejado.

Todos os membros do consórcio são contemplados até o fim do processo. Ou seja, ninguém sai de mãos abanando.

Entre as vantagens dessa opção, estão os custos reduzidos e a facilidade de planejamento. Como não há incidência de juros, você encontra prestações que cabem no seu orçamento mensal. Assim dá para encarar a compra parcelada sem comprometer demais a renda.

Como funciona um consórcio na prática?

O primeiro passo para você ingressas num grupo de consórcio é procurar uma administradora. Essa organização fica responsável por oferecer os produtos à clientela e por coordenar todas as etapas da compra colaborativa. Lembre-se: apenas administradoras autorizadas pelo Banco Central podem operar.

Em seguida vem a adesão do plano. Você deve escolher um consórcio que atenda às suas necessidades. Verifique a duração do contrato, o número de parcelas e o valor de cada uma delas.

O pagamento mensal é definido pelo valor da carta de crédito dividido pela quantidade de parcelas. A esse montante são acrescidas a taxa de administração e o porcentual do fundo de reserva. É importante que o preço final esteja dentro de suas possibilidades financeiras.

Escolhido o tipo de contrato, agora basta pagar as prestações em dia. Isso garante que o fundo comum do consórcio tenha saldo para contemplar um ou mais participantes naquele mês.

As contemplações acontecem durante a assembleia. Nela é realizado um sorteio para entregar a carta de crédito, com o valor integral do contrato, a um dos membros do grupo. Também existe a oportunidade de dar um lance, o que eleva as chances de contemplação.

As pessoas agraciadas naquela rodada obtêm, enfim, sua carta crédito. O documento equivale a dinheiro à vista e traz maior poder na negociação do bem desejado.

Vale ressaltar que mesmo quem já foi contemplado deve seguir pagando as parcelas restantes. Afinal, os demais colegas dependem dessa contribuição para custear as compras deles.

Quanto todos conquistam a carta de crédito e liquidam as prestações, a administradora encerra as atividades daquele consórcio. Não há mais obrigações entre as partes envolvidas.

Quais são as maiores vantagens de um consórcio?

  • Não tem juros

Essa é, com certeza, uma das maiores vantagens de fazer um consórcio. Afinal, que tal realizar um sonho, como comprar o primeiro carro ou imóvel e aumentar o patrimônio sem perder a organização financeira, endividar-se ou pagar juros abusivos.

Com o consórcio isso é possível, afinal, o que existe é a taxa de administração, ela é um percentual da carta de crédito, prefixada em contrato e diluída ao longo do prazo do plano. Essa taxa tem valor bem mais acessível se comparado a outras modalidades de aquisição.

  • Promove planejamento financeiro

Outra vantagem do consórcio é realizar a compra de uma forma programada, se planejando conforme suas possibilidades financeiras. Existem várias opções de planos, em que você pode escolher o valor da sua carta de crédito de acordo com o bem que deseja adquirir.

Você também pode escolher o valor de parcela e o prazo que melhor se adequem à sua realidade. Assim, é possível adquirir o bem que deseja sem comprometer o seu orçamento.

O consórcio também pode ajudar a poupar dinheiro. Se esse for o seu objetivo, basta realizar o pagamento das parcelas e optar por não participar dos sorteios ou da oferta de lances, tendo acesso ao valor investido no encerramento do plano.

Assim, você faz um investimento de longa duração, a fim de usar o montante para ter uma aposentadoria tranquila, obter um patrimônio, investir em outro ativo ou presentear os filhos com um bem de valor alto, como um automóvel, um imóvel, um terreno ou a faculdade, por exemplo.

Logo, o consórcio é a alternativa ideal para quem está organizando as finanças e não pretende desequilibrar todo o orçamento para adquirir um bem.

  • Favorece a negociação com valor à vista

Seria um sonho pagar um produto parcelado e, ainda assim, poder negociar com o vendedor como se tivesse todo o dinheiro de uma vez? É isso que acontece em um consórcio. Você paga o valor dividido, mas quando é contemplado recebe a carta de crédito com o valor total.

Tendo essa mesma flexibilidade do pagamento à vista, é possível conseguir bons descontos com o proprietário do bem ou o vendedor. E não se preocupe! Pagando menos no produto, esse dinheiro não vai ser perdido. Isso porque você pode utilizar até 10% da carta de crédito para outros custos, como reformar a casa, ou ainda pode quitar parcelas restantes do consórcio com esse valor.

  • Opção de investimento

O consórcio é uma forma de investir para o futuro. Se você sempre teve esse objetivo, mas enfrenta dificuldades para organizar o seu consumo e reservar uma parte do salário, ele pode ser a solução.

Como as parcelas são pagas mensalmente e o dinheiro fica sob responsabilidade da administradora do consórcio, ele funciona como uma poupança obrigatória. Isso torna muito mais fácil a realização de sonhos.

Além de sua flexibilidade, outro ponto positivo do consórcio é que ele é considerado um investimento de baixo risco e muito seguro, uma vez que todos os processos são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil.