Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Bancos digitais e a nova economia

Não é necessário ser nenhum especialista para ver a ascensão que os bancos digitais tiveram durante os útlimos anos.

E, mesmo já sendo essa uma tendência, a pandemia deu uma forcinha. Por conta do isolamento social, muita gente foi obrigada a resolver mais problemas pela internet.

Os últimos anos foram do home office, da telemedicina e da digitalização em massa do serviço financeiro. Inclusive, no Brasil, com o Pix.

O Pix é a plataforma do Banco Central que veio para fortalecer ainda mais os bancos digitais, tornando nossa vida mais fácil.

Mais do que isso. O Pix surgiu para democratizar o serviço financeiro no país, com um avanço tecnológico jamais visto antes. Em pouco tempo, o Pix vai acabar com o papel moeda e com o cartão de plástico também.

A evolução no sistema bancário

O dinheiro será totalmente virtual. Ou seja, o sistema bancário sai fortalecido. Mas, graças aos bancos digitais, ele não estará mais tão concentrado quanto antes.

Com o surgimento dos bancos digitais, o que observamos neste ano, foi a descentralização do sistema bancário, o que garante mais liberdade de escolha e redução de custos para muita gente.

Hoje podemos ter uma conta sem custo nenhum, um cartão de crédito sem anuidade, e ainda participar de programas de recompensa.
Repare que, comparado a 2010 por exemplo, isso evoluiu demais. E agora com o Pix é ainda mais fácil explorar o sistema de pagamento brasileiro.

Isso permite uma descentralização ainda maior do sistema bancário, o que é bom pelo lado da prestação de serviços. Ou seja, os serviços serão cada vez mais baratos e eficientes.

Nova economia

Daqui pra frente estaremos cada vez mais conectados e usando cada vez mais os meios digitais para resolver tudo. De compras a transferências.

Essa evolução dos meios digitais, será acompanhada de novas formas de pagamento, como o reconhecimento facial por exemplo, que é muito mais seguro.

A moeda digital, acompanhada de um sistema extremamente seguro, poderá por fim, em inúmeros problemas como tráfico, lavagem de dinheiro, sonegação e etc.

Portanto, o que estamos vendo é o surgimento de uma nova economia, que talvez demore alguns anos para emplacar, mas que inevitavelmente veio para ficar.

A importância dos bancos digitais

Nesse novo cenário, não só os bancos digitais, mas todas as fintechs têm um papel fundamental. Por exemplo, o Inter está se tornando muito mais do que um banco digital. A plataforma está virando um super App, onde é possível fazer praticamente tudo.

Não só o Inter, mas o C6 Bank, Nubank, Pan e diversos outros bancos estão buscando estender a sua atuação neste mundo digital.

Estamos diante de uma profunda mudança nos hábitos de consumo. E os bancos digitais terão um dos mais importantes papéis nessa nova economia.