Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Venture Debt: entenda as vantagens

O Venture Debt, também chamado de Venture Lending e considerado um tipo diferente de Venture Capital, é uma modalidade de crédito.

O diferencial deste tipo de crédito está no foco e adaptação para PMEs e startups inovadoras. Portanto, é o modelo de crédito perfeito para aquele momento de grande transformação da empresa.

Além de ser específico para empresas inovadoras, o Venture Debt não é oferecido como uma linha de crédito tradicional. Ele normalmente pode ser obtido em fundos de investimento.

Isso faz com que esse modelo de crédito tenha uma melhor flexibilidade em relação à operação, principalmente no prazo, fluxo de pagamento, garantias, mecanismos remuneratórios e taxas de juros.

Outra grande peculiaridade desse tipo de crédito é a forma como o Venture Debt é remunerado quando comparado ao crédito tradicional.

No método tradicional, a remuneração é dada a partir de juros, já no Venture Debt isso ocorre por meio de juros (que podem ser variáveis em algumas condições especiais) e também pelo kicker.

O kicker, que está totalmente atrelado a esse tipo de operação, é uma forma de remuneração que considera o crescimento da empresa.

Geralmente, esse item possui um valor de referência para que a remuneração do crédito ocorre com cobrança devida.

Contudo, a melhor característica dessa modalidade de crédito sem dúvidas é a inteligência e criatividade, já que o crédito é movido pelo poder da inovação.

Algumas vantagens do Venture Debt são:

  • Fornece capital de crescimento com diluição mínima.
  • Menos restritivo que os bancos quanto ao montante emprestado, prazo e garantias pessoais.
  • Estrutura de capital mais equilibrada e menos onerosa.
  • Fortalece o balanço e aumenta a liquidez.

Em suma, o empreendedor consegue com o Venture Debt uma opção de crédito com custo compatível ao sucesso da estratégia e capacidade de pagamento da empresa.

Ao mesmo tempo, o investidor tem a oportunidade de realizar operações mais seguras e estruturadas, se comparado a outros tipos de investimentos semelhantes.