Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Você sabe quais são os tipos de bancos e suas diferenças?

Um banco é uma instituição financeira cujo objetivo é trabalhar como intermediário entre aqueles que querem emprestar dinheiro e aqueles que querem tomar dinheiro emprestado.

Melhor dizendo, a função do banco é pegar o dinheiro de uma pessoa ou instituição que tem dinheiro para investir e emprestar para outras que precisam desse dinheiro.

Desta forma, ele cobra um spread, que é uma fatia do lucro proveniente dessas operações, devolvendo o restante do dinheiro com lucro ou agente que emprestou seu capital em primeiro lugar.

Muitos bancos usam índices do mercado como referência, como é o caso do CDI, muito usado em ativos de renda fixa, por exemplo.

No entanto, muitos bancos estão diversificando suas atividades e criando produtos financeiros diversos. Por isso, é essencial e entender o que é um banco e sua importância.

Quais são os tipos de bancos?

Atualmente, os principais tipos de bancos são os seguintes:

  • Comerciais;
  • De investimentos;
  • De desenvolvimento;
  • Múltiplos.

Bancos comerciais

Vale destacar que os bancos comerciais são de suma importância para a economia global, intermediando operações financeiras.

Assim, esses bancos recebem recursos de quem tem bastante capital através de diversas formas, como certificados de depósitos bancários (CDBs), poupança e serviços financeiros.

Desta forma, eles usam esse valor para emprestar para pessoas que desejam capital, cobrando uma taxa de juros que permitirá um lucro com essa operação.

Bancos de investimentos

Os bancos de investimentos administram os recursos de outras pessoas ou empresas através de diversos ativos financeiros.

Por exemplo: eles administram fundos de investimentos, fazem o procedimento de IPO das empresas (quando uma empresa passa a ser listada na bolsa de valores), fornecem capital para empreendimentos, etc.

O perfil de cliente deste tipo de banco é diferente dos bancos comerciais: os clientes do comercial costumam ser pessoas físicas, enquanto os de investimento costumam ser pessoas jurídicas.

São instituições que realizam operações de fusões e aquisições, administrando recursos de terceiros e que fornecem crédito de médio e longo prazo para empresas (pessoa jurídica).

Bancos de desenvolvimento

Por outro lado, os bancos de desenvolvimento são aqueles voltados para a política monetária e para projetos sociais de um determinado país.

Sendo assim, eles atuam financiando atividades de grande interesse econômico e ações voltadas para o desenvolvimento da infraestrutura local.

Ou seja, são tipos de investimentos em que não se pensa apenas no lucro, mas no aspecto social também (por isso costumam ser públicos).

Bancos múltiplos

Os bancos múltiplos possuem atividades em diversos ramos do sistema bancário, abrangendo uma gama de soluções financeiras.

Esses bancos possuem diversas categorias, como a comercial, de investimentos, imobiliário, desenvolvimento, financiamentos e leasing.

Portanto, esses bancos apresentam uma estrutura muito mais complexa e são, em grande parte, grandes instituições que possuem grande parte de mercado.

Por exemplo: no Brasil, os quatro grandes bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander) fazem parte dessa categoria, atendendo uma gama considerável de clientes.

Fonte: Exame.