Após fixar no Brasil uma das principais plataformas de investimentos para o varejo, o BTG Pactual agora tem como foco o pequeno e médio investidor na América Latina. A primeira parada será no Chile.
O banco anunciou recentemente o lançamento de uma plataforma de investimentos voltado ao mercado chileno, a primeira fora do Brasil, criada a partir da adaptação do Mercados en Línea, portal local de informações financeiras.
O site, que pertence ao BTG Pactual desde 2012, foi transformado em um ambiente digital aberto, com uma plataforma que dá acesso a diversos tipos de investimentos, como ações, dólar e fundos.
“Do ponto de vista de escala, o Chile é um mercado muito menor”, diz Marcelo Flora, sócio do BTG Pactual responsável pela parte de plataforma digitais, em entrevista ao NeoFeed. “Mas é um bom teste para que a gente possa, eventualmente, expandir as operações de plataformas digitais para outros países da América Latina”.
O novo serviço é voltado para o público em geral. Após o cadastro, o usuário poderá investir a partir de 5 mil pesos chilenos (R$ 26,90), em ativos nacionais, e US$ 30, em fundos internacionais. O portal também conta com notícias em tempo real de cotações, além de conteúdos sobre economia e mercado financeiro.
Para Flora, a decisão de começar a expansão pela América Latina a partir do Chile foi tomada justamente por conta da Mercados en Línea, que já conta com mais de 300 mil acessos diários, o que deve facilitar a atração de investidores.
“Ela naturalmente acaba sendo uma vantagem competitiva, algo que não tínhamos aqui no Brasil e que sempre olhávamos como algo que poderia reduzir o custo de aquisição de cliente”, diz.
O BTG Pactual vislumbra a possibilidade de replicar no Chile a mesma evolução que experimentou quando lançou sua plataforma no Brasil, em 2015, permitindo que investidores de varejo tenham acesso aos mesmos investimentos que estavam restritos aos clientes de alta renda e de patrimônio.
O banco não abre os dados sobre a evolução do número de clientes no Brasil desde o lançamento da plataforma digital no País, mas estimativas de mercado apontam que o projeto nasceu com cerca de 5 mil investidores e, atualmente, tem mais de 1 milhão de clientes. Embora não confirme esses números, Flora espera que o ritmo de adesão no Chile seja similar ao registrado no Brasil.
Fonte: NeoFeed.