A sigla REIT significa Real Estate Investment Trust (ou Fundos de Investimento Imobiliário).
Ela se refere às empresas que possuem ou financiam imóveis geradores de renda em uma variedade de setores e países, especialmente, nos Estados Unidos – país no qual o investimento foi criado nos anos 1960.
Normalmente, quando falamos em REITs, estamos nos referindo ao mercado norte-americano. Porém, é possível encontrar empresas que possuem ou financiam imóveis geradores de renda em diversos outros países também.
O funcionamento de um REIT se dá, basicamente, por meio de empresas proprietárias de imóveis. Nesse sentido, o objetivo dessas empresas é gerenciar os imóveis do portfólio para a obtenção de renda.
Com os REITs, qualquer pessoa pode investir em carteiras de ativos imobiliários do mesmo modo que investe em outros ativos. Ou seja, é como investir diretamente em ações, em fundos de investimentos tradicionais, ou mesmo em ETFs, que são os fundos negociados em bolsa.
Por que investir em REITs?
Um REIT se trata de um tipo de investimento que se dá por meio de empresas donas de imóveis. O objetivo dessas empresas é gerenciar os imóveis para a obtenção de renda.
Como recompensa, além de surfarem a valorização desses empreendimentos, os acionistas de um REIT ganham uma parte da renda gerada, mas sem precisar comprar, administrar ou financiar propriedades.
Tipos de REITs
- Equity REITs (eREITs)
Normalmente, quando falamos de REITs, falamos dos eREITs. Esses são os que investem em imóveis físicos, equivalentes aos fundos de tijolos brasileiros.
A intenção dos eREITs é gerar renda com aluguéis ou venda de prédios, galpões logísticos, imóveis residenciais, e assim por diante.
Ou seja, são ações convencionais de empresas que empreendem no ramo imobiliário.
- Hybrid REIT
Como subtipo, temos o Hybrid REIT, que se refere àquelas empresas que investem, tanto em móveis físicos, quanto em recebíveis vinculados a operações imobiliárias.
- Mortgage REITs (mREITs)
Semelhantes aos nossos Fundos de papel, os mREITs ou REITs hipotecários são empresas que financiam a atividade imobiliária por meio da compra ou originação de hipotecas e títulos de renda fixa garantidos por hipotecas, auferindo receita com os juros desses investimentos.
Isso significa que eles investem em títulos e recebíveis vinculados ao mercado imobiliário, principalmente, atrelados à inflação.
Como os investidores de REITs ganham dinheiro?
Quem investe em Reits pode lucrar tanto pela valorização do investimento quanto pelo recebimento de dividendos.
Quais são os principais setores de REITs?
São mais de 12 setores entre shoppings, varejo, residencial, escritórios, saúde, lazer, self-storage, industriais, infraestrutura, data center e mortgage (fundos de papel).
Aqui no Brasil, com os FIIs, há basicamente um volume de setores à disposição do investidor, composto por lajes corporativas, galpões logísticos, shoppings, renda urbana, educacional, hotel, agências bancárias e agronegócio.
Nos EUA, há uma infraestrutura com uma porção de setores bastante ampla. “Há REITs dedicados ao segmento de cannabis, cassinos, com uma grande multiplicidade de tipos de hotéis, moradia privada, apartamentos de single family, multi family”, comenta Paletta.
Risco dos REITS:
O principal risco neste momento é o cenário macroeconômico global, particularmente, nos Estados Unidos.
Para o analista da Monett, a inflação vai ficar acima das expectativas no mundo todo e isso deve forçar o Banco Central norte-americano a continuar a subir a taxa de juros.
Fonte: Eu Quero Investir.