O financiamento é a principal modalidade para comprar um carro no Brasil. A grande vantagem para o cliente é que o veículo será entregue mesmo se o próprio não tiver o dinheiro suficiente para quitá-lo à vista. Os parcelamentos duram até cinco anos nos casos mais extremos.
Os pagamentos de seis em cada dez carros comprados no país são parcelados, sejam eles novos, seminovos ou usados. A modalidade proporciona tempo para a quitação do veículo, ainda que o compromisso financeiro das taxas de juros possa ser sufocante.
Mas, será que existe uma idade limite para a aprovação de um financiamento? Quais são os impeditivos para os idosos e os motoristas jovens?
O que dizem os bancos?
A aprovação (ou não) de um financiamento depende do apetite ao risco de cada instituição. Ao comprar um carro, o banco vai quitar o valor diretamente com a concessionária. A dívida passará a ser com ele próprio, e não mais com a loja.
As instituições precisam das garantias de que o valor financiado será pago. De outro modo, o cliente será considerado inadimplente e ficará com o nome sujo na praça. Este, inclusive, tem sido um dos principais problemas do setor, que aprova menos linhas de crédito.
Fonte: Autoesporte.
Saiba mais sobre a Studio Bank: