As vendas financiadas de veículos em julho somaram 492 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 12,8% na comparação com o mesmo período de 2022 e de 1,5% em relação a junho de 2023.
No segmento de autos leves, a alta foi de 11,2% ante julho do ano passado. Comparado com junho, o crescimento foi de 5%. Já o financiamento de veículos pesados caiu 6,6% na comparação com julho de 2022, mas registrou alta de 3,8% em relação ao mês passado.
O segmento que mais cresceu em relação ao ano anterior foi o de motos. O número de financiamentos no mês foi 25,1% maior do que em julho de 2022, mas 9,6% menor do que junho.
“O resultado de julho teve como destaque o aumento dos financiamentos de automóveis leves com crescimento de 11,2% na comparação com julho de 2022 e 5% contra o mês anterior. Esse movimento é explicado principalmente pelo efeito do programa de incentivos do governo, com impacto direto nas vendas de veículos”, diz Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 3,2 milhões de unidades. O número representa alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 205 mil unidades a mais.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.