Fazer investimentos está cada vez mais simples. A inteligência arficial (IA) tem proporcionado uma facilidade que vai além do que os olhos veem, com os robôs se tornando cada vez mais importantes na hora de escolher e alocar recursos.
Os chamados robôs-advisors estão sendo usados por corretoras, gestoras de patrimônio às assets, a fim facilitar os tramites que envolvem os investimentos.
De acordo dos dados coletados pelo Business Insider, estima-se que os serviços de IA tenham US$ 4,6 trilhões sob gestão apenas nos EUA.
As funções desenvolvidas pelos robôs são várias, eles auxiliam no acesso aos consultores financeiros, orientam investimento e metas, planejamento financeiro e até mesmo aplicações em ativos socialmente responsáveis.
É importante lembrar que essa tecnologia não é a mesma usada para fazer operações diárias, com os conhecidos robôs trades. O investidor precisa estar atento para não ser atraído por propostas fraudulentas que oferecem tecnologia como “solução para ganhar dinheiro fácil”.
Marcos Puccini, Global Chief Growth Officer da BRITech, explica que a solução funciona como um software de gerenciamento sem a participação de um administrador. “A partir da coleta de informações dos clientes sobre situação financeira, metas e interesses, os robôs conseguem trabalhar oferecendo planejamento, gerenciamento de portfólio, investimento automático de ativos, aconselhamento digital, perfil do investidor, coleta de prejuízos fiscais, planejamento de aposentadoria, entre outros.”
Com: Estadão.