Todo consumidor em busca de crédito já foi submetido a uma análise de crédito. Este procedimento se baseia em um score/pontuação. Basicamente, ele mede a pontuação da pessoa no mercado.
Olhando do ponto de vista corporativo, imagine um funcionário que busca o chefe visando obter um aumento e uma promoção. Antes da efetivação, o gestor faz uma análise no histórico de carreira do funcionário.
Neste momento, são avaliadas as horas trabalhadas, serviços executados com sucesso e a reputação na empresa. Somente então o chefe chega a uma conclusão, que pode ser positiva caso este seja o resultado da avaliação.
Da mesma forma acontece com o score. Quando o consumidor solicita um cartão de crédito junto a uma empresa. Antes do crédito ser concedido, a instituição analisa o histórico de compras, objetivando descobrir se o cidadão é bom pagador ou se possui débitos. Essas informações são obtidas por meio do score.
O score funciona como uma análise de crédito. Visualize ele como um algoritmo que vai de 0 a 1000. Cada transação financeira soma ou diminui pontos.
Por exemplo, o consumidor que paga as contas em dia ou adiantas tem a chance de aumentar o score gradativamente. Já o aquele que atrasa os pagamentos das contas e até mesmo fica inadimplente, vê o score cair cada vez mais.
O score é um indicador do perfil financeiro, que leva em consideração fatores relevantes, como:
- Pagamentos de contas, boletos e crediários em dia;
- Nome negativado (que ocorre quando uma pessoa se torna inadimplente e tem seu nome inserido no Serviço de Proteção de Crédito, o SPC);
- Relacionamento financeiro com as empresas nas quais você adquiriu produtos e serviços.
A divisão do score é feita da seguinte maneira:
- Entre 0 e 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
- Entre 700 e 1000: baixo risco de inadimplência.
Como calcular o score?
O Score é calculado de acordo com o histórico de crédito dos consumidores com o mercado, dados de negativação (se seu CPF já teve restrições, o famoso “nome sujo“) e Cadastro Positivo, caso esteja aberto em seu nome.
O Serasa, responsável por calcular o Score, se baseia no histórico dos consumidores para chegar à pontuação. Esses dados variam ao longo do tempo: as dívidas, por exemplo, prescrevem cinco anos após a data de vencimento; passada essa data, o CPF do consumidor não pode continuar restrito. Por isso, as dívidas com mais de 5 anos não entram no cálculo do Score.
Quem consulta o score?
- Bancos e instituições financeiras;
- Construtoras e imobiliárias;
- Lojas de departamento;
- Seguradoras de automóveis;
- Operadoras de internet e telefonia;
- Financiamentos estudantis.
Como consultar o score?
A consulta ao score é gratuita e pode ser feita no site ou aplicativo do Serasa Consumidor. É necessário fazer um cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato.