A taxa média de juros para financiamento de veículos 0 KM recuou 0,2 ponto porcentual de agosto para setembro, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil. Após oscilar para cima no mês anterior o índice fechou em 26%, o mais baixo desde dezembro de 2021.
Os juros recuam em ritmo ainda tímido embora o resultado contemple duas reduções da taxa Selic, uma no começo de agosto e outra em 20 de setembro, que resultaram em corte de 1 ponto porcentual na taxa básica de juros, para 12,75%. De toda forma os 26% representam redução de 1,1 ponto porcentual comparado com setembro de 2022 e de 2,7 pp com relação a dezembro.
Na semana passada o Copom, Comitê de Política Monetária, promoveu nova redução, de 0,5 ponto, para 12,25%, que ainda não entra nas estatísticas de crédito divulgadas na terça-feira.
A inadimplência do setor de veículos também recuou, mas apenas 0,1 ponto porcentual, para 5,3%. Embora venha diminuindo de forma gradativa o índice continua em nível elevado: durante o ano de 2021 oscilou na casa dos 3%.
Comparado com setembro do ano passado os atrasos superiores a noventa dias nos pagamentos de financiamentos de veículos 0 KM subiram 0,1 pp. Com relação a dezembro a inadimplência recuou 0,1 pp.
Fonte: Autodata.