Blog Studio Bank

Conteúdos relevantes que conectam você com o mercado financeiro!

Vendas no varejo aumentaram 1% em outubro, diz Cielo

As vendas no varejo brasileiro registraram crescimento de 1% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados levantados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Quando se consideram os valores nominais – que se referem à receita de vendas observada pelos varejistas -, a alta do indicador superou os 10%.

O resultado pode ter sido prejudicado em outubro porque o mês teve uma sexta-feira a menos e uma segunda-feira a mais. Tradicionalmente, o volume de vendas é maior às sextas e menor às segundas.

Além disso, a realização das eleições no Brasil – nos dias 2 e 30 de outubro – também pode ter tido impacto no comércio. Neste ano, o Dia das Crianças (12 de outubro), caiu no meio da semana, em uma quarta-feira. No ano passado, por exemplo, foi na terça, o que prolongou o feriado, favorecendo as compras.

Segmentos como os postos de gasolina, que haviam desacelerado em setembro, voltaram a avançar. Segundo os dados da Cielo, outubro é o 12º mês consecutivo de alta nas vendas do varejo.

Para Felipe Baran, head de inteligência da Cielo, o comércio segue em recuperação. “É o décimo segundo mês consecutivo de alta nas vendas. Segmentos como postos de gasolina, que haviam desacelerado em setembro, voltaram a evoluir e contribuíram para o resultado positivo”, afirma, acrescentando que as vendas da Black Friday, que será realizada no fim deste mês, podem ajudar na recuperação de Bens Duráveis e Semiduráveis, que ficou negativo nos últimos cinco meses na visão deflacionada.

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 6,47% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,59% em outubro. O preço dos alimentos foi o que mais impactou o índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 9,37% em outubro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.